leo ADES escritor de graffiti e designer artista desde 1997-PRN-J.A.M crew





QUANDO CONHECEU O GRAFITE?E COMO? conheci o grafite em meados de 95/96,eu passava no JARDIM MARINGÁ com o ônibus do colégio e via uns pixos mais elaborados,até uma tentativa de letras pór parte dos OS CARETA.naquela época existiam alguns pixos na minha área também,principalmente dos CARETAS,PIZZA,da CP DA IMPÉRIO,DO JAPPA KAMIKAZE,CIZAP ETC..






em junho de 97,fiz meu primeiro grafite de verdade no ralf da PRAÇA ESMERALDA,naquela época ,sabiamos quem fazia grafite de verdade,pixador existiam vários,não com a mesma sagacidade de hoje,mas existiam.Mesmo assim sabemos quem são os verdadeiros,estes eu lembro que pintavam de verdade na rua,e sei o nome de cada um deles,e antes de 97,definitivamente não existiam trampos elaborados em CURITIBA,tentativas sim,mas trampo contínuos não existiam.





O grafite definitivamente começou com o CIMPLS!Ninguém antes dele ou depois dele teve maior influência no grafite paranaense!chorem as viuvas da inveja ,e chorem os críticos de grafite ,que fazem apenas representação em muros,mas estilo não tem nada haver com agradar aos olhos dos outros e sim em agredir ao sentimento,entrar dentro do intelecto consciente sem pedir permissão e causar repulsa ou paz sem falar nada!apenas sendo aquele que começou,ensinou,doutrinou e trouxe conceito e ética para tempos remotos,que não voltam!e se voltar terá que reeducar toda essa geração cibernética.








PORQUE VOCÊ PINTA HOJE? primeiro porque não jogo bola,eu faço grafite,segundo porque não pesco,eu suja os dedos,terceiro porque só homens entendem bem estas 2 coisas,quarto porque está nas minhas veias,quinto é uma arma de evangelismo,nisso posso mostrar que tenho o dom de meu Pai Celestial que é o dom de criar,sexto é uma maneira que encontrei para desestressar,sétimo me desafio a cada dia,tente me superar a cada mural ,oitavo pintar é dahora ,principalmente com os meus compadres de crew,nono além de ser um talento que DEUS nos deu,é sempre uma boa oportunidade de fazer novas amizades ,e décimo não mais importante ou menos significante ,é que apesar de não ser ninguém no mundo das artes ,a auto estima é renovada a cada trabalho ,e cada trabalho marca uma parte da minha vida,sem hipocresia,todos pintam para mostrar ,caso contrário pintariam telas e depois e queimariam depois de pinta-las!a ordem dos motivos não alteram a significâncias de cada situação!







PORQUE ADES? na real porque gosto desta letras,na época pintava Leo,representávamos OS DOIDO-vila mariana,ai apareceu na FIZ nº2,o trampo de um cara chamado Leo da vila mariana de São Paulo ,fiquei muito de cara,então fui procurar um nome com letras massa, o A é da horade pintar,o D é muito bom,o E sem palavras e o S serve como uma coroa no final de qualquer trampo ou tag!então virei ADESONE!hahahahaha,era para ser cather,mas na época tinha um jogador do São Paulo que tinha o nome de katê,dai deixei baixo!








SOCIEDADE vs GRAFITE?é como falar de religião versus sociedade,uns são simpatizantes,outros preconceituosos,outros não gostam e tem nós os sacerdotes,que dirigem as missas nas esquinas da vida e nas alturas dos prédios,é como falar do amor de DEUS leva horas e horas e nunca terá fim esse assunto.










OQUE MUDOU DESDE QUANDO COMEÇOU A PINTAR ATE AGORA?a essência,á ética,os matérias e as informações!...a essência antes era de você fazer o desenho fazer um corre para arrumar tinta,ninguém queria ser mais do que ninguém,o amor era mais louco, mais intenso!existia uma ética diferenciada,pois todos eram amigos e trocavam ideias,sem desmerecer o estilo,sempre havia a vontade e o desejo de evoluir,não tem concorrer com throw-up,tag reto,bombing da maneira que for,e quando isso acontecia,nunca era levado para o lado pessoal e sim pelo lado evolutivo da situação!O ruim é que algumas ideias conteporâneas nos faz ver se você gasta r$8,00 numa lata e faz um tag de 30cm,e o graffiti writer faz uma produção em cima,perigo rolar até morte por causa de um tag.Antigamente o que estava no muro ficava no muro,se vai pintar em cima do trampo do cara,pelo menos chama o cara pra pintar junto,porque hoje pode rolar covardia apenas por r$8,00.O grafite não tem mais ética!





O material evoluiu demais,hoje existe até latas de spray que desentopem bicos, na gringa estão desenvolvendo um spray recarregével,hoje é covardia fazer grafite?NÃO.Covardia é fazer cagada com tanto material bom,sugar trampo de internet,não me refiro fazer releituras de personagens,pois este eu creio é um novo estilo de grafite- mais copiar letras sketches de desenhos da gringa.





A internet ajudou a mistificar um pouco o grafite,hoje são colocados texto na internet assim como este que você lê agora,onde por traz dos teclados a pessoa talves nem viva aquilo que esta sendo apresentado,mais isso é insignificante,principalmente pelo que é feito por elas não escondido atrás de um teclado mas sim representado nos muros,porem hoje é muito mais fácil de você conhecer o grafite,antigamente,não tinhamos informações,existia uma revista de grafite em curitiba inteira,e uns grafites do speto e dos gemeos no programa YOrap MTV,as vezes em filmes apareciam cenas com algum trampo no fundo,ilha de paquidermes,basquiat,best street...e hoje em dia tem até programas que fazem grafite com seu nome,fontes de computador com letras que você pode baixar:pixo,bomb,wildstyle e tag.






ADES E GRAFITE? o ADES só existe por culpa do grafite,se não fosse pelo grafite com certeza seria pelos quadrinhos,desenhos ou qualquer outra coisa,a única coisa que nunca ninguém veria o ADES é nos mangás é o tipo de desenho que eu particularmente jamais faria!








...agradeço a DEUS por ser meu redentor e salvador ,agradeço a Ele por ser quem eu sou e com quem estou,JESUS AMOR MAIOR,é além de um sonho,JESUS AMOR MAIOR é fazer grafite com JESUS ,por JESUS e para JESUS,pintem sempre por amor não por amizade,pintei sempre por amizade não por ibobe,pintem sempre por vocês não para agradar aos outros!pintem sempre!










DEUS abençõe a todos;"e não esqueça que se a sombra do grafite for projetada para baixo,é que de cima existe uma luz mais forte que você!"

Um comentário: